Desculpe-nos, mas este texto está apenas disponível em Espanhol Europeu. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A reflexão de hoje é sobre o líder Josué, que terminou em conduzir o povo de Israel para a terra prometida por Deus. Obviamente, foi um grande desafio para ele, já que estava enfrentando um povo muito rebeldes, que preferia a escravidão antes da liberdade que Deus lhe ofereceu, e, em seguida, uma terra que mana leite e mel.

Leiamos os versos de hoje, que são encontradas em Josué capítulo 1, versículos 1 ao 9.

1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:   

2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.   

3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés.   

4 Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.   

5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.   

6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.   

7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.   

8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.   

9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.   

(Biblia João F. Almeida Atualizada)

A pesar de Josué ser un hombre que ya había sido caudillo del pueblo de Israel, el cual era muy valiente, que junto a Caleb reconoció la tierra prometida y dijeron: “Nos los comeremos como a pan”, podemos ver que valentía no era lo que le faltaba a este nuevo líder, sin embargo Dios conocía su pueblo, pues sabía que el pueblo de Israel era rebelde y difícil de guiar, y es por esto que le dice: “Esfuérzate y se muy valiente”. Pero luego encontramos algo muy curioso y es que el mismo Dios le dice: “Nadie te podrá hacer frente en todos los días de tu vida; como estuve con Moisés, estaré contigo; no te dejaré, ni te desampararé.

Embora Joshua tinha sido líder do povo de Israel, que foi muito corajoso, que com Caleb reconheceu a terra prometida e disse: “não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão”, podemos ver que a coragem não era o que estava faltando a este novo líder, mas Deus sabia que o seu povo era rebelde e difícil de dirigir, que é por isso que Ele diz para Josué: “seja forte e muito corajoso” Mas, em seguida, encontramos algo muito interessante é que o mesmo Deus diz: “Nenhuma pessoa pode estar diante de vocês todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, estarei com você Não deixarei, nem te desampararei.

El mismo Dios que le decía que se esfuerce también le decía que estaría con él y nadie le haría el frente. Hermanos, debemos saber que, Dios ha prometido estar con nosotros todos los días de nuestra vida, pero esto no quiere decir que debemos quedarnos de manos cruzadas, si no que debemos ser valientes, esforzados, luchar por las cosas que Dios nos da. Y el trabajo de Josué como líder no fue nada pequeño, pero a lo largo de su ministerio nos damos cuenta de que Dios cumplió su Palabra en él y que Josué siempre fue un líder esforzado y muy valiente.

Querido lector, a pesar de nuestra debilidad humana, hemos sido llamados a ser esforzados en la obra del Señor Jesucristo, a ser valientes y les aseguro que Dios siempre estará con nosotros.

Posted in

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *